Todos nós sabemos que a melhor forma de lidar com os problemas de saúde do seu animal é prevenindo-os ou detectando-os numa fase muito precoce. Para que isso seja possível, deve levar o seu companheiro regularmente ao seu médico veterinário para efectuar um exame clínico completo. Essa regularidade varia conforme a idade e a condição do animal - os jovens devem fazer um check-up anualmente, os geriátricos devem fazer um check-up semestral e os animais com doenças crónicas devem ser acompanhados mais regularmente, dependendo da sua doença e do seu estado de saúde.
O check-up regular passa, normalmente, pelas seguintes etapas:
- exame clínico completo
- vacinação;
- desparasitação interna e externa;
- análises sanguíneas se se justificar.
O exame clínico completo passa por examinar o animal de uma ponta à outra:
- auscultação cardíaca e pulmonar: por vezes detectam-se sopros cardíacos numa fase muito precoce com uma simples auscultação;
- palpação abdominal: permite verificar e detectar certas anomalias nos orgãos internos como por exemplo assimetria renal;
- estado da pele e do pêlo;
- membros: os problemas articulares são muito frequentes nos nossos animais;
- olhos e ouvidos: otites e conjuntivites fazem parte do dia-a-dia de um veterinário;
- boca e dentes: os donos nem sempre se apercebem do mau estado dentário do seu animal;
- condição corporal: o excesso de peso tornou-se um problema grave nos nossos animais.
A vacinação regular é essencial para prevenir determinadas doenças infecto-contagiosas nos cães e gatos. Nos cachorros e gatinhos as datas das vacinas devem ser respeitadas rigorosamente.
A desparasitação interna contra vermes intestinais deve ser efectuada pelo menos uma vez por ano em todos os animais adultos. Nos cachorros e gatinhos essa desparasitação deve ser feita mensalmente. A desparasitação externa deve ser feita para evitar pulgas, carraças e mosquitos.
Nos pacientes geriátricos e com doenças crónicas, as análises sanguíneas são fundamentais para detectar e controlar alterações sistémicas.
Um check-up regular pode fazer toda a diferença na saúde do seu animal. Não hesite em levá-lo regularmente ao veterinário, ele agradece!