20 de outubro de 2009

Dirofilariose ou verme do coração

A dirofilariose ou verme do coração é uma doença que atinge cães e, menos frequentemente, gatos, causada por um parasita  denominado Dirofilaria immitis. A severidade desta doença está directamente relacionada com o número de parasitas presentes no organismo, a duração da infecção e a resposta do animal infectado.

Esta doença transmite-se através de um mosquito que inocula a forma larvar do parasita no organismo do animal. Cerca de 3 meses após a inoculação, a larva desenvolve-se no lado direito do coração, podendo atingir cerca de 30 cm aquando da forma adulta. Cerca de 7 meses após a infecção, já podemos encontrar formas imaturas do parasita (microfilárias) na circulação sanguínea. A picada do mosquito é a única forma de transmissão da dirofilariose.




Coração infectado por dirofilárias

Os sintomas da dirofilariose dependem da severidade da doença. Assim sendo, temos três estádios da doença:

  • estádio 1: o animal é assintomático, não exibindo qualquer sintoma da doença;estádio 3
  • estádio 2: o animal exibe tosse e intolerância ao exercício físico;
  • estádio 3: a condição mais grave da doença; nesta fase o animal tem tosse, intolerância ao exercício, sinais de anemia e de insuficiência cardíaca direita, com morte do animal.

O diagnóstico da dirofilariose faz-se através de testes serológicos para detecção das microfilárias em circulação. Se o animal for positivo, deveremos posteriormente avaliar a sua condição geral, especialmente a cardíaca com electrocardiogramas ou ecocardiogramas e radiografias torácicas, para podermos iniciar o tratamento.

Durante o tratamento, o animal deverá reduzir a sua actividade física e fazer o máximo repouso possível. Nos casos mais graves poderá haver necessidade de internamento.

A melhor forma de lidar com a dirofilariose é fazendo a prevenção mensal da doença através de um profiláctico adequado. Aconselhe-se com o seu veterinário assistente sobre a melhor forma de prevenção.
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
 
Copyright © caninos&grandes