A escolha do tipo de ração a dar ao nosso animal de estimação é uma das questões que mais se coloca nas visitas ao veterinário. Esta escolha é baseada em vários factores, nomeadamente, a idade, a raça e eventuais problemas de saúde que o animal tenha. Independentemente da escolha, a ração deverá ser sempre de boa qualidade, pois isso reflectir-se-à na saúde do seu animal - rações ricas em sal e açúcar deverão ser evitadas.
Comida seca ou húmida? |
Nos animais de raça grande recomendamos, habitualmente, ração seca pois estes animais exigem um aporte calórico diário bastante elevado, sendo, consideravelmente, mais dispendioso alimentá-los com comida húmida. A comida seca permite também um armazenamento e conservação mais adequados.
Nos animais de raça pequena, a comida húmida pode ser uma opção em termos de custo, no entanto, a comida seca acaba por ser uma melhor opção em termos de higiene dentária. A comida seca auxilia na limpeza dos dentes e na prevenção do tártaro, pois o animal no processo de mastigação sofre um certo atrito do próprio granulado. Assim sendo, também quanto maior o granulado, maior o atrito e, consequentemente, menor a formação de tártaro. Isto não significa que não possa fornecer comida húmida ao seu animal - pode fazê-lo mas deverá ter especial atenção à higiene dentária do seu animal.
Os animais com patologias crónicas exigem uma dieta adequada à sua patologia, seja ela húmida ou seca. Nos animais com problemas renais ou urinários, por exemplo, o aporte de água deve ser superior, aconselhando-se neste caso uma dieta húmida, já que esta apresenta cerca de 80% de água, ao contrário da seca que apresenta apenas 10%.
Aconselhe-se com o seu médico veterinário sobre a melhor dieta para o seu animal de estimação.