14 de janeiro de 2010

Insuficiência cardíaca canina

A insuficiência cardíaca, em cães geriátricos, está habitualmente relacionada com problemas na válvula mitral. Esta válvula situa-se do lado esquerdo do coração e impede o refluxo do sangue do ventrículo esquerdo para o átrio esquerdo.

Insuficiência cardíaca: um problema comum em cães geriátricos

O sangue circula dentro do coração no sentido átrio-ventrículo como se de uma bomba se tratasse. Esta tarefa é em muito facilitada pelas válvulas, que funcionam como cancelas impossibilitando que o sangue circule no sentido contrário (ventrículo-átrio). Quando o animal envelhece, as válvulas começam a ter um comportamento deficiente, principalmente a do lado esquerdo, dando origem a insuficiência cardíaca. O coração começa então a ter que fazer um maior esforço para manter o sentido natural do fluxo sanguíneo e a insuficiência cardíaca surge.

A insuficiência cardíaca relacionada com a válvula mitral é mais frequente nos cães de raça pequena. Os sintomas mais frequentes são:

  1. hipertensão arterial;
  2. tosse devido a edema pulmonar (acumulação de líquido nos pulmões);
  3. intolerância ao exercício;
  4. morte nos casos mais graves e descompensados.

Uma vez surgida, a insuficiência cardíaca não tem cura. O seu tratamento consiste em retardar o processo evolutivo da sobrecarga cardíaca, diminuindo ou mesmo eliminando os sintomas exibidos pelo cão e, consequentemente, melhorar a sua qualidade de vida. A medicação consiste em fármacos que melhoram o funcionamento do músculo cardíaco e diuréticos, quando a acumulação de líquido no corpo do animal é considerável. O dono deverá limitar o exercício físico intenso, pois a excitação poderá desencadear o aparecimento de sintomas, nomeadamente tosse. O uso de dietas pobres em sal é também aconselhável.Se o animal tiver excesso de peso deverá iniciar imediatamente um regime hipocalório de emagrecimento.

Na insuficiência cardíaca, o diagnóstico precoce é essencial para prevenir uma evolução demasiado rápida da doença. Uma vez detectada a insuficiência cardíaca, o animal deverá ser medicado conforme a gravidade da doença. Aconselhe-se com o seu médico veterinário e não se esqueça do check-up semestral do seu cão geriátrico.
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
 
Copyright © caninos&grandes