16 de novembro de 2010

Como cuidar de um orfão recém-nascido

Os animais recém-nascidos exigem cuidados especiais que, numa situação normal, a sua mãe se encarregaria de providenciar. Contudo, quando a mãe não está presente ou não é capaz de tomar conta dos seus filhos recém-nascidos, somos nós donos que temos de garantir que estes orfãos recebem os cuidados necessários. 

Tratar de um orfão recém-nascido não se resume única e exclusivamente a alimentá-lo. Temos que nos preocupar também com a sua higiene, com a temperatura do ambiente em que está inserido, bem como com a sua sociabilização e a sua desparasitação interna e externa. Não é, de modo algum, um trabalho fácil e torna-se mais difícil quanto mais novo é o animal e ainda mais difícil se ele estiver doente.

O orfão exige cuidados especiais


A nutrição adequada do recém-nascido é fundamental para o seu desenvolvimento. Idealmente, o recém-nascido deverá ingerir o colostro materno nas primeiras 24h de vida, para que possa adquirir alguns dos anticorpos necessários ao seu sistema imunitário ainda muito débil. Contudo, não sendo isso possível nos orfãos, devemos ter ainda mais cuidado com o seu estado nutricional. Hoje em dia, existem no mercado inúmeras marcas de leite de substituição para cachorros e gatinhos, que têm todos os nutrientes adequados ao seu desenvolvimento. Não devemos substituir esse leite por leite de vaca ou de cabra, pois não são equilibrados em termos nutricionais para os nossos animais. Devemos administrá-lo através de um biberão e certificarmo-nos de que o animal tem o reflexo de sucção para evitar as pneumonias por aspiração. Não devemos forçar a alimentação de biberão - se o animal não quiser comer consulte o seu médico veterinário assistente para que ele o possa ajudar na sua alimentação, evitando assim as aspirações indevidas. Se for difícil encontrar no mercado o leite de substituição poderá optar por uma receita caseira que consiste em:
  • 1 copo de leite inteiro (de vaca ou cabra);
  • 1 pitada de sal;
  • 1 colher de sopa de óleo de milho;
  • 3 gemas de ovos (não coloque a clara);
  • 1/4 colher de sopa de complexo vitamínico líquido.
Apesar desta receita ser uma boa alternativa para os bebés, deverá sempre tentar encontrar o leite de substituição de mercado, pois a sua qualidade é francamente superior.
Nos primeiros 2-3 dias o animal deverá ser alimentado de 2 em 2 horas de dia e de noite. Na restante 1ª semana de vida devemos alimentá-lo a cada 3 horas durante o dia e a cada 4 horas durante a noite. Na 2ª semana de vida devemos alimentá-lo a cada 4 horas durante o dia e a cada 6 horas durante a noite. A partir da 3ª semana de vida já começamos a misturar ração triturada de cachorro ou gatinho no próprio biberão e já podemos ter recipientes com a mesma ração amolecida em água morna para o animal ir comendo ao longo do dia. A alimentação da noite pode mesmo ser eliminada. O biberão vai começando a ser retirado à medida que o animal começa a comer por ele a ração - normalmente a partir da 5ª ou da 6ª semana o animal já não precisará de biberão. 
Durante todo o processo de alimentação assistida, devemos estar atentos ao aparecimento de cólicas no animal - se a qualidade do leite for fraca o animal poderá ter mais cólicas ou mesmo dificuldade em defecar. 

Outro aspecto importante é o peso do animal - é fundamental pesá-lo periodicamente. No início devemos pesá-lo de 3 em 3 dias e a partir da 2ª semana já podemos começar a pesá-lo uma vez por semana. O nosso bebé deverá aumentar de peso progressivamente e nunca perder, excepto nas primeiras 48h de vida que perde sempre algumas gramas. Se notarmos que ele não cresce, devemos aumentar o número de refeições administradas e a quantidade de leite administrado. Normalmente, as próprias embalagens do leite de substituição trazem as quantidades de leite a administrar conforme a idade e o peso do animal. Se mesmo depois de aumentar a quantidade de leite administrado o animal não ganhar peso, devemos então consultar o médico veterinário assistente, pois algo de errado se passará com ele.

Quanto à sua higiene, devemos ter sempre o cuidado de estimulá-lo antes e depois de cada refeição para urinar ou defecar. Isso faz-se de forma muito simples massajando com uma toalha toda a zona do ânus e do pénis ou vagina do animal. Numa situação normal, a própria mãe lava-os estimulando assim a micção e defecação. Isto deve ser feito no máximo até à 3ª semana de idade, altura em que o animal já conseguirá urinar e defecar sozinho. Nunca devemos saltar este procedimento em nenhuma das refeições.

Em relação à temperatura ambiente, é fundamental manter o recém-nascido num compartimento aquecido. Não nos podemos esquecer que, sendo animais tão pequenos, facilmente entram em hipotermia. Na maior parte das vezes, nos primeiros dias de vida, necessitamos mesmo de usar um saco ou botija de água quente por baixo da cama do animal, para que este mantenha uma temperatura corporal adequada.

Quanto à desparasitação interna (vermes intestinais), devemos começar por fazê-la a partir da 3ª semana de idade e repeti-la passados 15 dias. A partir daí deveremos fazê-la uma vez por mês até aos 6 meses de idade, a menos que o animal esteja muito parasitado internamente. Nesse caso deveremos aumentar a frequência das desparasitações. Assim que ele tiver cerca de 6 a 8 semanas leve-o à consulta para que seja examinado, desparasitado novamente contra vermes intestinais e vacinado e desparasitado externamente pela primeira vez. Se por acaso o animal tiver muito parasitado externamente (pulgas e carraças) consulte o seu veterinário e aconselhe-se com o produto a usar nestas idades. É fundamental, que nesta primeira fase da sua vida, siga correctamente todas as datas e prazos que o seu médico veterinário estabelecer para desparasitações e vacinações.

À medida que o animal cresce, devemos habituá-lo a todo o tipo de pessoas, objectos e ambiente. Deve ser manipulado por forma a habituar-se a ser manuseado - limpar orelhas, cortar unhas, abrir a boca são algumas das tarefas que devemos fazer desde muito cedo, para que o animal não estranhe mais tarde nenhuma destas manipulações. O contacto com outros animais também é importante, no entanto não poderá levá-lo à rua pública antes de completar todo o esquema vacinal da primovacinação. Se tiver outro animal em casa, este pode perfeitamente conviver com o novo elemento da família desde que esteja vacinado e desparasitado.

Por último, mas não menos importante, devemos respeitar ao máximo as horas de sono do nosso novo animal. Não nos podemos esquecer que é um bebé e necessitará de muitas horas de sono como qualquer outro bebé. Aconselhe-se com o seu médico veterinário sobre o seu orfão e vai ver que será uma excelente "mãe" ou "pai". Boa sorte!
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
 
Copyright © caninos&grandes