29 de novembro de 2010

Como dar banho ao seu gato?

Os gatos habitualmente fazem a sua higiene pessoal, lavando-se diariamente (grooming). No entanto, nem todos os gatos têm este hábito, alguns por serem muito gordos, outros porque simplesmente nunca tiveram este tipo de comportamento. 

Dar banho a um gato, nem sempre é uma tarefa fácil. Muitos gatos detestam ser molhados ou mesmo ser manipulados, por forma a ser possível dar-lhes banho.  Em primeiro lugar, deve perceber se o seu gato gosta do contacto com a água ou não. Para isso, experimente deixá-lo entrar no seu wc enquanto toma banho. Tente aperceber-se se ele mostra algum tipo de iniciativa para brincar com a água do seu duche ou se, pelo contrário, foge de imediato. Se o seu comportamento for de fuga, provavelmente dar-lhe banho não será das melhores ideias. Se ele mostrar algum interesse na água, então podemos ter alguma esperança de que o banho corra bem. 

Antes do banho deve escová-lo, principalmente se o seu pêlo for longo ou semi-longo. Se ele tiver o pêlo embaraçado ou com nós, será muito mais difícil escová-lo depois do banho, pois os nós, depois de molhados, aderem mais à pele do animal. Opte também por lhe cortar as unhas antes do banho - se esta tarefa não correr bem, é preferível deixar o banho para outro dia e deixá-lo acalmar. 

Feito isto, podemos preparar o banho para o nosso gato. Devemos colocá-lo numa banheira com água morna e evitar usar o chuveiro. A cabeça deve ser sempre a última parte do corpo a lavar. Tenha sempre pronta uma toalha para o secar de imediato - não esqueça que quanto mais rápido for o banho, menos stress causamos ao gato. Depois de bem seco com a toalha, escove-o de novo para desembaraçar o pêlo e, se o gato tolerar, pode tentar secá-lo com um secador de cabelo não muito quente. É fundamental usar um champô adequado para o seu gato - não use nunca champô de cão ou de humano!

Se a experiência do banho for traumatizante para si e para o seu gato, é preferível usar um champô seco ou uma toalha humedecida para remover a maior sujidade. Não esqueça que o gato é um animal que, na maioria dos casos, não gosta de ser muito agarrado, muito menos se tiver de ser molhado - o banho terá de ser simples e rápido. Boa sorte!

Como dar banho ao seu gato?

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
 
Copyright © caninos&grandes