O termo halitose designa o mau odor proveniente da boca do animal e é uma queixa frequente entre os donos dos nossos animais. Frequentemente é causada por problemas dentários.
Halitose |
Os restos de comida, juntamente com a saliva e as bactérias presentes na boca formam o tártaro que causa este mau hálito. Se a quantidade de tártaro for elevada, o animal poderá desenvolver gengivite ou doença periodontal grave com um aumento acentuado da halitose. Para prevenir este tipo de halitose é fundamental efectuar uma limpeza regular da boca do seu animal. Hoje em dia, além das pastas de dentes com as habituais dedeiras para escovagem, temos também snacks ou mesmo pós que se adicionam à ração do animal e permitem manter a sua boca limpa ou com menor carga bacteriana. Pode consultar mais dicas de higiene oral no artigo já publicado no nosso blog.
Contudo, nem sempre a origem da halitose é o tártaro. Existem problemas sistémicos ou não que podem também causar um mau odor. Entre eles temos:
- doenças renais;
- diabetes mellitus;
- dermatites das pregas labiais;
- ingestão de fezes (coprofagia) ou de comida estragada;
- doenças gastro-intestinais de causas variadas;
- doenças respiratórias;
- outros problemas na cavidade bucal (tumores, corpos estranhos, entre outros).
Se o seu animal apresenta halitose é fundamental que seja observado pelo seu médico veterinário para determinar a sua causa. Não podemos esquecer que outros problemas graves podem dar origem a este sintoma e nem sempre o problema está nos dentes!