12 de novembro de 2008

Higiene oral

Actualmente é frequente os donos referirem durante a consulta que o seu cão ou gato tem mau hálito. Esse mau hálito é causado por uma carga bacteriana relativamente elevada na boca do animal, que conduz necessariamente a outros problemas. Nos nossos animais de estimação os problemas mais frequentes são a acumulação de tártaro, as gengivites e, consequentemente, as periodontites que em último grau podem mesmo levar à queda do dente.



Boca saudável

Nos cães, as raças pequenas são mais predispostas a ter doença periodontal. Isto deve-se em grande parte aos seus hábitos alimentares: maior quantidade de comida húmida e menor quantidade de ração seca. A "comida de lata" ou a comida caseira acumula-se nos dentes e espaços interdentários do animal, sendo a fonte ideal para desenvolvimento bacteriano.  Os cães de raça grande, como comem ração com um granulado maior, têm um maior efeito de atrito à superfície do dente logo a acumulação de tártaro torna-se mais difícil. O caso dos gatos é semelhante aos cães de raças pequenas, se bem que nos gatos o problema mais frequente são as gengivites que não têm necessariamente uma causa alimentar.

Uma higiene oral rotineira é essencial para manter a boca do seu animal saudável. Actualmente existem uma série de produtos que promovem uma limpeza eficaz ajudando a prevenir a formação de tártaro. Entre eles encontram-se as pastas dentifrícas com as respectivas dedeiras para o dono poder escovar, os chamados snacks dentários ou ração específica para os dentes que normalmente tem um granulado de maior dimensão obrigando o animal a mastigar.

Por vezes, nem mesmo com uma rotina de limpeza diária conseguimos prevenir a acumulação de tártaro e nesses casos é necessário efectuar uma destartarização com ultra-sons. Aconselhe-se com o seu médico veterinário sobre o estado de saúde da boca do seu animal.



Antes e Depois da Destartarização
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
 
Copyright © caninos&grandes