6 de novembro de 2011

Cauda - uma forma de expressão

A cauda é uma importante parte dos nossos animais que revela muito da sua atitude perante o que os rodeia. Compreender os sinais que ela nos transmite, pode ser uma ferramenta muito eficaz para compreendermos o nosso próprio animal de estimação.

Os antepassados dos nossos animais movimentavam-se frequentemente em grandes grupos e era necessário que comunicassem entre si de uma forma eficaz. Para isso serviam-se de vocalizações intensas e de posições corporais variadas, nas quais a cauda desempenha um papel preponderante. No entanto, cães e gatos são muito diferentes na sua forma de se expressar e há que os distinguir para melhor os compreender.

Quantas vezes não vemos os nossos cães abanar a cauda como sinal de contentamento? No entanto, um gato a abanar a cauda de uma forma muito efusiva já não tem o mesmo significado. Em qualquer dos casos, além da cauda devemos ter atenção a todo o animal - olhos, orelhas, posição da cabeça e patas são elementos que devemos ter em conta quando tentamos compreender o que os nossos animais nos querem transmitir.

Um cão amigável abana toda a cauda de uma forma muito rápida, festiva e por vezes muito barulhenta, estando ela toda levantada. Já um cão dominante ou agressivo terá a cauda levantada mas, normalmente, não a abana. Nalguns casos, os cães dominantes ou agressivos podem abaná-la mas apenas na sua extremidade. Um cão medroso e/ou submisso apresenta a cauda mais baixa ou mesmo entre os membros posteriores, podendo abaná-la de uma forma muito súbtil.

Nos gatos, sempre que a cauda abana com força ou está eriçada, significa que estão realmente zangados e podem mesmo atacar. Por sua vez, quando a cauda está curva com a ponta a abanar suavemente, o gato está tranquilo e totalmente relaxado. Quando a cauda está erecta, o gato mostra interesse no que se passa à sua volta.

A cauda é um dos meios de comunicação mais importante dos nossos animais. Saber interpretar os seus sinais nem sempre é fácil mas permite-nos conhece-los ainda melhor.

A cauda pode-nos transmitir muita informação acerca do temperamento do animal
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
 
Copyright © caninos&grandes