O processo de envelhecimento é algo que acompanha a vida do nosso animal de estimação. Cada vez mais, a esperança média de vida deles aumenta, logo começamos a notar que o nosso cão ou o nosso gato estão de facto a ficar velhos. Os cães de maior porte atingem a fase de séniores mais cedo que os cães de pequeno porte. De qualquer modo consideramos que, no geral, a fase sénior começa a partir dos 8 anos tanto nos cães como nos gatos.
Associados à idade existem diversos problemas:
- artroses;
- perda de visão;
- perda de audição;
- menor actividade física e maior número de horas de descanso;
- senilidade, entre outros.
Perante isto, vários cuidados são exigidos a partir de certa idade. Adeque a alimentação dele à sua idade bem como condição física e estado de saúde. Torne o seu local de descanso o mais confortável possível - evite que ele durma directamente no chão - e mantenha sempre o local aquecido. Leve-o, no mínimo, anualmente ao veterinário para efectuar um check-up. Esteja atento a mudanças de rotina no seu animal, como por exemplo deixar de subir escadas, embater contra objectos ou alteração de apetite.
Actualmente existem no mercado uma série de suplementos que ajudam o seu animal a lidar melhor com esta última fase da sua vida - suplementos articulares, anti-oxidantes, suplementos vitamínicos. Aconselhe-se com o seu médico veterinário sobre qual a melhor opção. Lembre-se que esta fase é a mais importante da vida do seu animal - mais um dia representa mais uma vitória.