8 de novembro de 2008

Pulgas - a grande praga

Começamos este blog com um tema que preocupa grande parte dos donos pelo menos uma vez em toda a vida do animal: as PULGAS.

As pulgas são consideradas ectoparasitas, ou seja, alojam-se no exterior do corpo do seu animal de estimação. Têm uma velocidade de multiplicação extremamente elevada, daí poderem ser consideradas como autênticas pragas quando a sua população não está controlada. Uma pulga é capaz de colocar até 50 ovos por dia!



Multiplicação da Pulga

A melhor forma de lidar com as pulgas é sem dúvida através da sua prevenção. Esta pode ser feita através da aplicação de um desparasitante externo directamente na pele do animal ou através de coleiras insecticidas (método menos eficaz no que diz respeito a pulgas) ou mesmo através do controlo a nível da multiplicação da pulga, ou seja, é administrado ao animal um fármaco que interrompe o ciclo de vida da pulga impedindo que esta se reproduza. Pode haver associação de vários métodos para obtermos uma prevenção mais eficaz. Nunca esquecer que a aplicação de um desparasitante externo requer sempre um período de ausência de banho, ou seja, se dá banho ao seu cão ou ao seu gato, a aplicação do produto não poderá ser feita no mesmo dia pois assim não terá eficácia. Consulte sempre a bula informativa sobre o modo de aplicação do produto ou em caso de dúvida consulte o seu médico veterinário.

Quando já existem pulgas no animal, necessariamente existirão no ambiente onde ele vive pois as pulgas vão largando para o ambiente os ovos que produzem, acabando estes por eclodir no meio ambiente. Sendo assim, podemos ter uma situação de "levar as mãos à cabeça" em que toda a casa está infestada e aí so uma empresa especializada poderá tomar conta do assunto ou, como segunda alternativa, teremos uma situação bem menos grave em que nós próprios, através da aplicação por toda a casa de insecticidas adequados, conseguimos controlar a praga. Nunca devemos esquecer de desparasitar o animal, bem como o local onde ele dorme.

Como vê é bem mais fácil optar por uma boa prevenção. Actualmente existe uma vasta gama de desparasitantes que podem ser usados no seu animal, basta aconselhar-se com o seu médico veterinário.

Nunca esqueça que a pulga, além do grande incómodo que causa no animal, também pode transmitir outros parasitas, nomeadamente parasitas intestinais. Se o seu animal tiver uma infestação de pulgas nunca se esqueça de desparasitá-lo também internamente. Se notar qualquer problema na pele do seu animal mesmo depois de ter controlado a população de pulgas, não hesite em levá-lo ao veterinário.

Boas prevenções!
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
 
Copyright © caninos&grandes