9 de novembro de 2008

Ele chegou! E agora?

Os primeiros cuidados são de extrema importância nas primeiras semanas de vida do nosso animal de estimação. Dúvidas como onde dormir, o que comer, quando levá-lo ao veterinário, são algumas das perguntas mais frequentes dos donos.

Assim que o cachorro ou o gatinho entra em casa é importante criar-lhe um ambiente o mais aconchegante possível. Ter uma cama confortável é essencial e habituá-lo a dormir lá ainda mais. Muitas vezes os donos são tentados a deixá-los dormir na sua própria cama, mas não se podem esquecer que os primeiros hábitos irão definir a rotina do seu animal. Pode optar por colocar a cama do animal junto da sua mas habitue-o sempre a dormir na sua cama mesmo que isso implique um par de noites mal dormidas. É preferível fazer um esforço por habituá-lo à cama nas primeiras semanas de vida do que tê-lo a vida toda a partilhar o lençol consigo.




Afinal a cama é de quem?

Em relação à alimentação, opte sempre pela ração. Mesmo com poucas semanas de vida, o seu animal facilmente se habituará à ração. Por volta das 4 semanas de vida, o cachorro ou o gatinho já está preparado para fazer a transição do leite materno para uma ração júnior. Muitas vezes amolecemo-la com um pouco de água morna para melhor aceitação. Conforme o seu crescimento depois adequaremos a ração às suas necessidades individuais. Quanto aos chamados "extras", como o nome diz são mesmo extras, não devem ser a rotina mas sim um pequeno deslize esporádico. E nas primeiras semanas de vida devem ser sempre evitados.

Uma das grandes "batalhas" a travar neste início de vida do seu animal é definir o local para a urina e fezes. Os gatinhos desde muito cedo aprendem que devem ir ao seu caixote com areão. Com meia dúzia de tentativas já estão totalmente ensinados nesse campo. No cachorro a situação é um pouco mais dramática! Normalmente optamos por colocar jornais a marcar o "alvo" para a deposição das urinas e das fezes e colocamo-lo no local assim que acaba de comer. Assim que ele faz no sítio certo dê-lhe mimos e valorize-o. Quando não acerta no sítio, tenha paciência que melhores dias virão. É um trabalho de semanas ou mesmo meses mas não desespere porque ele em breve aprenderá onde deve fazer.




Não subestime o seu animal

Por volta das 6 semanas no cachorro e das 8 semanas nos gatinhos deve ser administrada a primeira vacina. Não esquecer também a desparasitação contra vermes intestinais que deve ter início logo aos 15 dias de vida e deve ser repetida todos os meses até aos 6 meses de idade e depois 3 a 4 vezes por ano ao longo da sua vida.

E não se esqueça, muita brincadeira, muita paciência, ração e água sempre à disposição e bom crescimento!
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
 
Copyright © caninos&grandes