O acne felino é um problema dermatológico bastante frequente nos nossos gatos. Pode afectar gatos de qualquer idade, de qualquer raça, machos ou fêmeas. Localiza-se, essencialmente, a nível do queixo e dos lábios do gato.
No acne, os folículos das glândulas sebáceas, presentes naturalmente no queixo do animal, ficam obstruídos, dando origem aos vulgarmente denominados "pontos negros". Estes pontos negros incham, infectam e dão origem a pústulas.
A causa do acne felino é desconhecida. Contudo, existem vários factores que podem desencadear o processo:
- stress;
- grooming insuficiente;
- hiperplasia das glândulas sebáceas;
- alergias alimentares;
- uso frequente de recipientes de plástico para a alimentação: o plástico, por ser poroso, é uma fonte de bactérias, que rapidamente se transferem para o queixo do animal. Acredita-se também que há gatos que fazem alergia ao próprio plástico.
Os sintomas do acne felino são a presença de pontos negros no queixo e lábios do animal, dando a aparência de sujidade. Nos casos mais graves, em que já há uma infecção bacteriana secundária, o animal pode apresentar a pele inflamada e com focos de pús.
O tratamento para o acne depende, obviamente, da sua gravidade, mas o objectivo principal é remover o excesso de sebo presente na pele do animal. Nos casos ligeiros opta-se por tratamentos tópicos:
- soluções de lavagem à base de clor-hexidina;
- retinóides e vitamina A;
- pomadas com antibióticos e corticosteróides.
Nos casos graves, além do tratamento tópico referido acima, optamos também por tosquiar a zona afectada para permitir uma melhor limpeza da pele e administramos antibióticos e corticosteróides por via oral.
Se o seu gato tem tendência para acne, lembre-se sempre de evitar os recipientes de plástico, lave os comedouros e bebedouros diariamente e lave-lhe o queixo após as refeições com uma solução antisséptica.