11 de outubro de 2010

Será que tem febre?

Muitas vezes os donos dos nossos animais de estimação dizem-nos que eles têm febre ora porque têm os olhos pouco brilhantes, ora porque têm o nariz quente e/ou seco ou molhado, ora porque estão muito parados e os sentem quentes. São muito diversos os motivos que levam os donos a acharem que o animal pode ter febre.


Será que tem febre?



A forma correcta de sabermos se o animal tem febre ou não é através do uso de um termómetro que é colocado no ânus do animal. Todos os outros tipos de medição são empíricos e pouco precisos, podendo facilmente conduzir-nos a erros quanto à sua temperatura corporal.

O termómetro não necessita de ser específico para cães ou gatos - basta utilizar um termómetro de uso humano. Antes do introduzir no ânus deverá lubrificá-lo para que não seja traumático e o animal não se sinta desconfortável com o procedimento. O termómetro deverá estar encostado à parede interior do ânus do animal para que a medição seja precisa. Para tal deve levantar bem a cauda do animal para que o ânus possa ser facilmente observado e o termómetro seja colocado correctamente. A maior parte dos animais mexe-se bastante durante a medição da temperatura corporal, por isso devemos ser rápidos e saber exactamente o que temos que fazer.

A temperatura normal dos nossos animais de companhia é superior à nossa e varia entre os 38ºC e os 39ºC. O stress ou o medo podem facilmente aumentar a temperatura corporal do animal, por isso certifique-se que o animal está tranquilo antes de medi-la. Sendo a temperatura normal mais elevada, isto não significa que o aumento de 1ºC seja pouco importante - 40ºC de temperatura neles é tão grave como em nós humanos.

Actualmente, a maior parte de nós possui termómetros digitais que são rápidos e de fácil leitura. Se por acaso utilizar um termómetro de manual de vidro deve manuseá-lo com cautela para que não se parta com algum movimento mais brusco do animal. Se por acaso isso acontecer, não tente retirar a porção partida do ânus do animal. Deve contactar de imediato o seu médico veterinário assistente para que ele proceda à sua remoção sem perigo para o animal.
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
 
Copyright © caninos&grandes