25 de outubro de 2010

Tumores mamários em gatas

Os tumores mamários em gatas são menos frequentes que nas cadelas mas quando ocorrem são, geralmente, malignos e difíceis de tratar. Cerca de 90% dos tumores mamários nas gatas são malignos, enquanto que nas cadelas esse valor anda à volta dos 50%. Como em qualquer tumor, quanto mais cedo a sua detecção maior a probabilidade de sucesso no tratamento.

Este tipo de cancro está directamente relacionado com a esterilização da gata - se a gata for esterilizada antes do primeiro cio (que aparece por volta dos 5 ou 6 meses), a probabilidade de vir a ter tumores mamários decresce em cerca de 90%. Se a gata for esterilizada após o primeiro cio, tendo ou não tido uma ou várias ninhadas, o risco de aparecimento de tumores mamários é muito superior.

Este tipo de cancro está também directamente relacionado com o uso de pílulas contraceptivas nas fêmeas. O seu uso é totalmente contra-indicado, pois a probabilidade da gata vir a ter tumores de mama aumenta exponencialmente com o seu uso. Se não quiser que ela engravide, opte sempre por esterilizá-la.

Os tumores mamários são geralmente malignos do tipo adenocarcinoma e podem facilmente metastizar para os pulmões e para os gânglios linfáticos regionais do animal.

Normalmente quando aparecem não dão um grande número de sintomas. Os donos podem sentir um nódulo na barriga do animal de dimensão mais ou menos variável. Quanto maior for esse nódulo, maior a probabilidade de ulcerar e infectar. Frequentemente, os pequenos nódulos só são detectados em consulta pelo médico veterinário. Daí a importância do próprio dono observar o seu animal - festas na barriga são uma excelente forma de percebermos se existe ou não algum nódulo na barriga da nossa gata. Se assim for, dirija-se o quanto antes ao seu veterinário para avaliar se se trata de um tumor de mama ou não.

O tratamento dos tumores de mama consiste na remoção cirúrgica do mesmo. Uma vez que se tratam de tumores altamente agressivos e de malignidade elevada, optamos por remover totalmente a cadeia mamária do lado do tumor, bem como remover os gânglios linfáticos regionais. Se a gata tiver nódulos nas duas cadeias mamárias, optamos por efectuar o tratamento cirúrgico por fases - primeiro removemos a cadeia mamária de um dos lados e só depois, passadas algumas semanas, removemos do outro lado. É importante enviarmos para análise os tumores de mama e os gânglios linfáticos removidos, para percebermos de que tipo de tumor se trata e conseguirmos avaliar com maior exactidão o prognóstico do animal. Actualmente, além da cirurgia, conciliamos também tratamentos quimioterápicos para prolongar o tempo de vida do animal. Se já existirem metástases pulmonares, o prognóstico é bem mais reservado.
Em qualquer um dos casos, com ou sem metástases, se o tumor for maligno, o prognóstico é sempre muito reservado e o animal acabará por morrer.

É fundamental o dono optar por esterilizar a sua gata antes do primeiro cio, se não quiser que ela procrie. É também importante que o dono não use pílulas contraceptivas nem abortivos, pois estes fazem aumentar drasticamente a probabilidade de aparecimento de tumores de mama. E por último, leve a sua gata regularmente ao veterinário para um check-up de rotina - não se esqueça que quanto mais precocemente a detecção do nódulo, maior a esperança de vida do seu animal.

Faça regularmente um check-up ao seu animal

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
 
Copyright © caninos&grandes