A ovariohisterectomia, vulgarmente chamada de esterilização, é um procedimento bastante frequente na prática clínica. Consiste na remoção dos ovários e do útero tanto na gata como na cadela sob anestesia geral. O efeito prático que esta cirurgia produz é a ausência de cio.
Quais os benefícios da esterilização?
- prevenção de gestações indesejadas e de pseudogestações;
- prevenção de infecções uterinas - as chamadas piómetras;
- prevenção de tumores mamários - o aparecimento dos tumores mamários está directamente relacionado com as variações hormonais que ocorrem durante o ciclo éstrico da fêmea; quando a esterilização é efectuada antes do primeiro cio, por volta dos 6 ou 7 meses, a probabilidade de aparecimento de tumores mamários diminui em cerca de 90% nas fêmeas. Este facto é muito importante uma vez que nas cadelas 50% dos tumores mamários são malignos e nas gatas este número sobe para os 80%;
- controlo da população de animais de rua.
Controlo da população dos animais de rua |
O único inconveniente da esterilização é o aumento de peso, nada que não possa ser resolvido com um cuidado maior com a alimentação do seu animal.
O uso de anticoncepcionais nas fêmeas, quer sob a forma de injecção quer sob a forma de comprimido, é totalmente contra-indicado, pois esta adição de hormonas acarreta um acréscimo na probabilidade tanto no aparecimento de tumores mamários como no aparecimento de piómetras. Só devem ser usados em casos muito excepcionais e não havendo mesmo nenhuma outra alternativa.
Aconselhe-se com o seu médico veterinário sobre a melhor altura para efectuar a cirurgia mas no caso de não querer esterilizar antes do primeiro cio lembre-se que nunca deve dar a pílula.