10 de novembro de 2008

O perigo das carraças

Tal como nas pulgas, também nas carraças a prevenção é o mais importante. Actualmente existem inúmeros produtos eficazes na prevenção do aparecimento das carraças, exclusivos para carraças ou actuando tanto em carraças como em pulgas. Aconselhe-se com o seu médico veterinário sobre a melhor opção para o seu animal de estimação.

As carraças ao contrário das pulgas, não saltam. Sobem pelo pêlo do animal durante a sua passagem por um local contaminado. Alojam-se, alimentam-se do seu sangue e depositam os ovos no ambiente dando continuidade ao seu ciclo de vida. A altura ideal para o seu aparecimento é o início do calor com uma humidade considerável. De qualquer maneira podem existir todo o ano.



Ciclo de Vida da Carraça

Podem transmitir várias doenças nomeadamente a tão conhecida febre da carraça. O animal não precisa estar infestado de carraças para contrair febre da carraça - basta que uma carraça infectada inocule o parasita.

A febre da carraça é relativamente comum nos cães e muitas vezes não dá sintomas imediatos. Esta doença é uma zoonose, ou seja transmite-se ao Homem, mas é muito importante que se diga que a única forma de transmissão é através da carraça. Um animal doente com febre de carraça não vai contaminar o seu dono. Brevemente teremos um artigo detalhado acerca desta patologia.

Não se esqueça que a prevenção é o melhor remédio.
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
 
Copyright © caninos&grandes